A UTILIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DO JUDÔ NO COTIDIANO DOS JUDOCAS DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
judô, princípios filosóficos do judô, máximas do judôResumo
Este estudo teve como objetivo identificar se os atletas de judô conhecem e utilizam os princípios fundamentais da modalidade em seu cotidiano. Foram entrevistados os campeões do Campeonato Carioca de Judô 2010, realizado em Deodoro, na Cidade do Rio de Janeiro. A amostra pesquisada é composta por 13 (treze) atletas, sendo 6 (seis) homens e 7 (sete) mulheres. Todos os atletas envolvidos nesta pesquisa praticavam a modalidade há pelo menos 5 (cinco) anos, o que permite afirmar que a amostra estudada é composta por indivíduos que possuem um considerável nível de conhecimento a respeito do esporte. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, composto por perguntas abertas e fechadas. Através das respostas aos questionamentos pôde-se concluir que a amostra estudada tem consciência da filosofia do judô, embora em sua maioria, não tenham expressado na pesquisa princípios e máximas, propostos por Jigoro Kano, tendo sintetizado-os em termos e palavras que podem exprimir o conceito passado pelo fundador do judô. Contudo, ainda que o estudo tenha dado indícios de que esses princípios estejam presentes no cotidiano dos respondentes, não se pode afirmar que tal filosofia tenha sido incorporada exclusivamente pela prática do esporte ou se fatores externos, como senso comum, contribuíram para o entendimento dos valores do judô.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).