DESEMPENHO ESCOLAR: AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS DE 1ª A 4ª SÉRIE DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO ESTADO DO AMAPÁ
Palavras-chave:
avaliação, aprendizagem, desempenho escolarResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho escolar de crianças remanescentes de quilombolas. Participaram 145 estudantes do primeiro segmento do ensino fundamental (1ª a 4ª série) de comunidades Quilombolas, sendo, 55 do sexo feminino e 90 do sexo masculino. Foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar que avaliou as capacidades fundamentais para a escrita, aritmética e leitura, classificando-os em superior, médio e inferior. Os resultados revelaram diferença significativa indicando que o menor desempenho foi verificado para o sexo masculino e para a quarta série do ensino fundamental. Conclui-se que estudos sobre dificuldade de aprendizagem sejam ampliados, haja vista que sua incidência, independentemente das causas, é muito alta e sua presença ocasiona prejuízos para a criança, para a família, para o sistema educacional, para o país e para os profissionais que atuam na educação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).