DESEMPENHO EM HABILIDADES MOTORAS DE CRIANÇAS AFRODESCENDENTES DA ZONA RURAL E URBANA DO MUNICÍPIO DE MACAPÁ, AP
Palavras-chave:
Habilidades Motoras, afrodescendentes, Zona Urbana e Zona Rural,Resumo
O objetivo do presente estudo foi de verificar e analisar o nível de desempenho em habilidades motoras de crianças afrodescendentes de duas comunidades, sendo uma rural e outra urbana na cidade de Macapá - AP. O instrumento utilizado na coleta dos dados foi o TGMD-2 (Test of Gross Motor Development, 2ª edição), proposto por Ulrich (2000), cujo objetivo é identificar um índice de habilidade motora grossa nas habilidades locomotoras e de controle de objetos. Após a análise dos dados obtidos, foi observado que as crianças da Zona Urbana foram classificadas como Pobre nas habilidades de Locomoção e as crianças da Zona Rural como Abaixo da Média. Nas habilidades de controle de objetos as crianças duas comunidades foram classificadas Abaixo da Média. E quando classificadas pelo Quociente Motor Amplo as crianças da Zona Urbana alcançaram a classificação Pobre e da Zona Rural foram classificadas como abaixo da Média. Concluiu que os dois grupos de crianças têm dificuldades a serem superadas no desenvolvimento das habilidades motoras.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).