NFLUÊNCIA DA FASE SEMIFINAL NO ESTADO DE ÂNIMO DAS ATLETAS DE HANDEBOL NA COPA UNISINOS 2008
Palavras-chave:
estados de ânimo, semifinal, handebol,Resumo
O estudo foi realizado na 21ª edição da Copa Unisinos, evento ocorrido entre os dias 15 e 19 de outubro de 2008. Anualmente a Universidade do Vale do Rio dos Sinos recebe equipes esportivas de diversas instituições de ensino superior do Mercosul para a realização de jogos universitários. Foram disputadas provas de atletismo, jogos de basquete, futebol de campo, futsal, handebol, tênis, voleibol, vôlei de areia, competições de judô, street skate, tênis de mesa, xadrez e rústica, nos naipes masculino e feminino, reunindo aproximadamente 1200 universitários, técnicos e dirigentes. O objetivo deste estudo foi verificar qual das equipes da modalidade de handebol feminina apresentou mais adjetivos positivos em relação aos estados de ânimos de suas jogadoras, antes da semifinal e observar sua influência no resultado final. Foram avaliados 51 sujeitos do sexo feminino da categoria adulta. Foi utilizada a Lista de estados de ânimo reduzida e ilustrada (LEA-RI) desenvolvida por Volp (2000). A LEA-RI contém 14 adjetivos e cada um deles é representado por um desenho de uma figura de face com sua expressão correspondente. Segundo Volp (2000) a LEA-RI foi desenvolvida para que diferentes populações (desde crianças a idosos, alfabetizados ou não) pudessem respondê-la. A coleta dos dados foi realizada de forma individual, 40 minutos antes de cada um dos dois jogos da semifinal. Para análise estatística descritiva dos dados, utilizou-se os valores absolutos da média. Os resultados deste estudo evidenciaram que atletas de handebol do naipe feminino, com estado de ânimo mais elevado na fase semifinal, chegaram à fase final.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).