IMPACTO SÓCIO-ECONÔMICO DO CÂNCER NA VIDA DE PACIENTES, DO SEXO FEMININO, APÓS O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA
Palavras-chave:
câncer, impacto sócio-econômico, AVAOResumo
A pesquisa teve por objetivo avaliar o impacto sócio-econômico do câncer na vida de pacientes, do sexo feminino, após o diagnóstico da doença. Foi realizada na forma de entrevista. A amostra foi constituída por 35 pacientes, cadastrados e atendidos pela AVAO - Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia, da cidade de Belém-PA, do sexo feminino, com média de idade de 56,28 (±8,68) anos, diagnosticados com os seguintes tipos de câncer: mama, 45,7 % (16 pacientes); colo do útero, 37,14% (13 pacientes); pele, 2,86% (1 paciente); palato 2,86% (1 paciente), paródita 2,86% (1 paciente), abdômen 2,86% (1 paciente), rinofaringe 2,86% (1 paciente) e colo do útero+mama 2,86% (1 paciente). Para realizar a investigação, utilizou-se a questão de número 28 do Questionário de Qualidade de Vida da Organização Européia para Pesquisa e Tratamento do Câncer (EORTC-QLQ-C30), que consiste na seguinte pergunta: "a sua condição física ou o tratamento médico tem lhe trazido dificuldades financeiras?". Esta questão possui quatro respostas possíveis, tipo Likert, de 4 pontos (ou seja: não - 1 ponto, pouco - 2 pontos, moderado - 3 pontos, muito - 4 pontos). Em seguida, foi solicitada, ao entrevistado, uma explicação mais detalhada sobre sua situação sócio-econômica após o diagnóstico do câncer e de seu tratamento. Mais da metade das pacientes entrevistadas marcaram a opção "muito – 4 pontos", totalizando 57,14%; 2,86% consideraram o impacto "moderado – 3 pontos"; 5,71% relataram ter afetado "um pouco – 2 pontos" suas condições sócio-econômicas; e apenas 34,29% marcaram a resposta "não – 1 ponto", afirmando ter conseguido manter o padrão de vida anterior à doença.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).