EFEITO DA TRANSFERÊNCIA BILATERAL DE APRENDIZAGEM NO MANUSEIO DO LIEN TIEN CHUAN DO KUNG FU ESTILO LOUVA-A-DEUS SETE ESTRELAS
Palavras-chave:
Transferência Bilateral de Aprendizagem, Artes Marciais, Kung FuResumo
O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito da Transferência Bilateral de Aprendizagem no manuseio do Lien Tien Chuan do Kung Fu estilo Louva-a-Deus sete estrelas. A Transferência Bilateral de Aprendizagem (TBA) se dá quando uma habilidade aprendida é transferida para o membro contralateral. Lien Tien Chuan trata-se de uma arma articulada usada antigamente em combates pelos orientais para atacar em pontos vitais, aplicar chaves nas articulações e estrangulamentos, mas com a desvantagem da instabilidade da arma devido a sua articulação. Para tal pesquisa, contamos com 10 sujeitos do sexo masculino com idade entre 20 â€" 30 anos fisicamente ativos que foram divididos em dois grupos de cinco pessoas cada. Os grupos foram nomeados como grupo de prática com membro não preferido (NP) e grupo para prática com o membro preferido (P). Os testes foram realizados no laboratório de pesquisas de uma Universidade de Barueri/SP e em um Clube da Prefeitura de São Paulo e cada sujeito do grupo teve direito de 10 testes para a aprendizagem do manuseio tendo uma única vez para prática com o membro contralateral que foi depois dos dez testes. Após isso, três observadores analisaram juntos os videos com o desempenho de cada sujeito transcrevendo os dados para uma planilha onde os resultados apontaram uma melhor TBA para o grupo NP do que do grupo P.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).