OS DESAFIOS DA EDUCA�O DOMICILIAR NO BRASIL
Palavras-chave:
Educação, Educação Domiciliar, DesafiosResumo
As avaliações internas e externas referentes à educação brasileira apontam Ãndices alarmantes e preocupantes quando o assunto é o desenvolvimento das competências leitoras, escritora ou matemática dos alunos, o que faz crescer no Brasil, na sua grande maioria clandestinamente, a modalidade de ensino denominada de Educação Domiciliar. Para estudiosos do direito, essa clandestinidade só ocorre porque a constituição do Brasil foi feita em uma época em que não havia a necessidade de tal discussão e, que após 20 anos, existem hoje diversas outras demandas na sociedade. Adotada em vários paÃses como Canadá, Inglaterra, México, Alemanha e alguns estados dos Estados Unidos da América reúne aproximadamente mais de 2 milhões de crianças ao redor do mundo. Os resultados dessa prática apontam a favor de seus adeptos além do aspecto cognitivo, o fato dessas crianças se integrarem facilmente em uma variedade de contextos sociais e estarem acostumados a assumir responsabilidades dentro de suas famÃlias o que as fazem motivar-se em suas atividades do dia a dia. As crianças beneficiaram-se da liberdade para desenvolver suas habilidades ao seu próprio ritmo por meio de uma abordagem flexÃvel, assim como, receber um elevado nÃvel de atenção dos pais. A entrada dos pais e o empenho, independentemente de seu grupo socioeconômico e nÃvel de ensino, pode ser o fator mais importante no desenvolvimento da criança e de seu progresso.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).