PERFIL DO ESTÃGIO MATURACIONAL DE TRÊS PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTO DE CRIANÇAS ENTRE 4 A 6 ANOS PRATICANTES DE TAEKWONDO.
Palavras-chave:
fundamentais de movimento, taekwondoResumo
Entre os 2 aos 7 anos é possÃÂvel observar no desenvolvimento motor infantil a aquisição dos padrões fundamentais de movimento, sendo que para uma boa qualidade destes padrões a criança precisa estar mais próxima possÃÂvel do estágio maduro. O objetivo desta pesquisa é identificar o estagio maturacional dos padrões de movimento da caminhada orientada, do salto horizontal e do ato de receber de crianças entre 4 a 6 anos praticantes da atividade taekwondo. Trata-se de uma pesquisa descritiva que tem como amostra 27 crianças de 4anos, 41 de 5 anos e 32 de 6 anos praticantes de taekwondo integrantes de 12 escolas de educação infantil e 6 academias das cidades de Belo Horizonte e Contagem/MG. Foi realizada uma avaliação do nÃÂvel maturacional dos padrões de movimento (caminhar, saltar e receber)de acordo com Gallahue e Ozum (2005). O tratamento de dados foi feito através da estatÃÂstica descritiva. Observou-se como resultado, com exceção do grupo de crianças de 4 anos nos padrões de movimento de saltar e receber que se apresentaram no estágio inicial, todas as outras crianças deste estudo estão no estagio maturacional referente àsua idade ou encontra-se em um estágio superior.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).