A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA?
Palavras-chave:
Violência, cuidado da criança, família, enfermagemResumo
Este estudo tem como objetivo refletir acerca da violência contra a criança no Brasil, enfatizando a importância da família e da saúde pública nesse contexto. Assim, a violência infantil é considerada uma relação de poder assimétrica entre o adulto agressor e a criança agredida. Nessa perspectiva, cabe aos profissionais de saúde, principalmente os da enfermagem, por estarem mais próximo da "família", identificar os casos de violência e notificá-los; e com isso, buscar entender os aspectos bio-psicossociais de todas as pessoas envolvidas no processo.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).