ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL NA COMUNIDADE: ARTICULANDO O DIÁLOGO E O CUIDADO
Palavras-chave:
Saúde, Educação Ambiental, EnfermagemResumo
O presente estudo trata de uma experiência desenvolvida por estudantes de Enfermagem da UFRN no projeto "Dengue, Água e Lixo" como prática educativa da disciplina Epidemiologia e Saúde Ambiental na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Tereza, Parnamirim/RN. Teve como participantes idosos, crianças e adolescentes, e, como objetivos: integrar comunidade e USF, orientar sobre questões relacionadas à saúde ambiental e discutir acerca da preservação, do respeito e cuidado com o meio ambiente para uma melhor qualidade de vida. Utilizou-se a metodologia participativa e interativa com os grupos. Os temas abordados foram: saúde bucal, dengue, lixo e as doenças a este relacionadas; dengue e saúde; consumo e tratamento de água. Os métodos utilizados adaptaram-se à faixa etária do público participante: fantoches, palestras, exposição dialogada, filmes e dinâmicas. Conclui-se que a experiência despertou o interesse dos grupos e contribuiu para a aproximação ensino/ serviço/ comunidade.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).