ESCUTANDO E RECONSTRUINDO SIGNIFICADOS DO CUIDAR NA ASSISTENCIA AO PORTADOR DO HIV/AIDS
Palavras-chave:
HIV/Aids, Cuidado, Compreensão existencialResumo
Na área da saúde o cuidar implica em diversos fatores, saberes e fazeres que podem produzir ou agravar sofrimento físico e mental, o que demanda cuidado interativo com a existência do sujeito adoecido e as redes de relações entre equipes de saúde e usuários. O presente estudo objetivou conhecer a percepção de sujeitos portadores do HIV/Aids sobre o atendimento recebido em um ambulatório especializado em HIV/AIDS, identificando e analisando necessidades psicossociais ante a vivencia do cuidado profissional. Pesquisa qualitativa realizada com 34 sujeitos através de entrevista semi-estruturada, analisada e interpretada através da abordagem humanista da compreensão existencial. Os resultados foram agrupados a partir de duas categorias: o serviço como possibilidade de encontro, e percepção do atendimento profissional. Resultados mostram um atendimento rápido dos profissionais prejudicando a escuta e percepção das necessidades do usuários, evidenciando ansiedades e angústias existenciais. Os sujeitos observam atitudes e expressões do envolvimento profissional, percebem dificuldades relacionadas a falhas estruturais e organizacionais do serviço. Emerge necessidades de reflexão para o entendimento e humanização das ações.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).