ESCULPINDO MÁSCARAS PRODUTORAS DE SENTIDO: IMAGEM E SIGNIFICADO COMO CAMPO REPRESENTACIONAL DA SAÚDE MENTAL
Palavras-chave:
Saúde mental, Enfermagem, ArteterapiaResumo
Estudo descritivo, exploratório e representacional, com abordagem qualitativa, objetivou apreender através dos recursos gráficos as práticas discursivas não-conceituais do campo representacional da Saúde Mental no Desenho-Estória com Tema e na Teoria das Representações Sociais. Participaram 30 alunos, que construíram individualmente uma máscara, independente do estilo ou temática. Identificaram-se seis eixos temáticos: Eixo Temático 1 – Mecanismo Projetivo e Alheiamento; Eixo Temático 2 - Formação Identitária e Idealização; Eixo Temático 3 - Interjogo de Interesses Narcísicos: indecisão e expectativas; Eixo Temático 4 - Sonhar, Dançar, Alegrar e Libertar; Eixo Temático 5 - Verdades Reguladas pelo Enquadre Social; Eixo Temático 6 - Dificuldades em decidir, construir e falar de si. De um lado, deduz-se que os transtornos mentais e comportamentais para os sujeitos psicossociais investigados são conteúdos distantes de si, embora façam parte de seu processo ensino-aprendizagem. Do outro, constituem uma estratégia instrumental favorável a apreensão do real e da ação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).