MONITORIA ACADÊMICA: ENFOCANDO A EXPERIÊNCIA COM EPIDEMIOLOGIA NO CURSO DE ENFERMAGEM NA UFRN
Palavras-chave:
epidemiologia, monitoria acadêmica, processo ensino-aprendizagemResumo
Resumo: A Epidemiologia é uma ciência que estuda os fatores que determinam a freqüência e a distribuição das doenças nas populações, constituindo-se em um saber indispensável na formação do (a) enfermeiro (a). A Monitoria Acadêmica surge como uma forma de auxiliar o professor na sua atividade docente e de integrar o aluno monitor em todo o processo pedagógico. Com esta compreensão, este trabalho apresenta as experiências vivenciadas por uma acadêmica de enfermagem da UFRN na monitora da disciplina de Epidemiologia e Saúde Ambiental, e tem como objetivos promover reflexões sobre a monitoria e incitar formas de fortalecê-la como uma atividade que qualifica a formação acadêmica. Para isso, utilizou-se o relato de experiência, e assim, necessitou-se da memória e das observações sobre a vivência. As atividades foram desenvolvidas pela monitoria visando atender aos objetivos propostos no projeto de ensino. Foram realizadas participações em reuniões de planejamento junto ao corpo docente, elaborados planos de aulas e ministradas sob a supervisão do professor, troca de experiências com os alunos em sala e durante atividades de campo, atividades imprescindíveis para a admiração e aspiração crescente pela docência e para uma incorporação mais qualificada do papel do educador. Durante este processo houve a necessidade de estudo e atualização contínua dos conhecimentos sobre a disciplina e também de um aporte metodológico para substanciar o ato pedagógico. Ao longo dessa experiência, pôde-se perceber seu enorme valor para a construção do futuro profissional, uma vez que permitiu uma sensibilização sobre a dimensão do processo educativo, o desenvolvimento de habilidades e aptidões pedagógicas e o aprimoramento de saberes.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).