INCIDÊNCIA DE CASOS DE TUBERCULOSE EM IDOSOS NO MUNICÍPIO DE CABEDELO – PARAÍBA, BRASIL
Palavras-chave:
Incidência, população idosa, tuberculose,Resumo
A tuberculose (TB) entre idosos tem aumentado significativamente, em que a sua incidência no Brasil vem se deslocando para população idosa; em 2005 correspondeu a 62,79/100.000 habitantes, na Paraíba com incidência de 52,57/100.000 habitantes e em Cabedelo a incidência de casos de TB atinge percentuais preocupantes, no mesmo período, tendo sido considerada área de prioridade para Programa de Controle da Tuberculose (PCT). Este estudo tem o objetivo de caracterizar a incidência de casos de tuberculose na população idosa. Trata-se de um estudo de natureza documental, numa abordagem qualitativa. Foi utilizado como fonte de dados às informações colhidas no banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo, Paraíba, no período de 2005 a 2008. Os resultados apontam um aumento significativo da incidência de tuberculose na população idosa, tratando-se de uma situação de saúde emergente e complexa. Esta situação requer ações que visem minimizar estes dados, principalmente por se constituírem os idosos um grupo populacional de risco para TB, que merecem uma abordagem especial dos programas de controle da doença, levando-se em consideração as peculiaridades desta faixa etária.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).