ANÁLISE DESCRITIVA DO IMC E O PERFIL DERMATOGLÍFICO DOS ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE DO IFPA
Palavras-chave:
Dermatoglífia, IMC e Ensino SubseqüenteResumo
Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva cujo seu objetivo foi fazer uma análise do IMC e o perfil dermatoglífico dos alunos do ensino subsequentes do IFPA. Como foco objetivou-se identificar as características do IMC e o perfil dermatoglífico dos alunos e relacioná-las. A amostra estudada foi constituída de quarenta e dois (N= 42) alunos do ensino subsequente do Instituto Federal, em relação a idade não se estabeleceu nenhum critério, pois o ensino subsequentes não tem uma idade pré-estabelecida e relação ao sexo, utilizou-se ambos. Já o perfil da dermatoglíficas a maior predominância foi (78,57%) com características de presilha e sobre o IMC caracterizou-se com cerca de (52,38%) com anormalidade, o estudo foi realizado no período entre setembro a outubro de 2010. Como instrumento de medida, utilizou-se uma anmenese, protocolo de medida do IMC e a dermatoglífia de Midlo e Cumins (1942), sendo que a coleta dos dados ocorreu no campus de Itaituba e Altamira/PA. A partir dos resultados ocorreu á estatística descritiva denominada para ser estabelecer a conclusão, chegamos aos seguintes resultados: as características dermatoglíficas dos alunos foram (2,39%) A, (11,90 %) W, (7,14%) LW e (78,38%) L, já o IMC dos mesmos ficou caracterizado em (14,29%) abaixo do peso, (47,62 %) normal, (30,95%) sobre peso e (7,14 %) obeso e a junção da anormalidade ficou com .(52,38%), já a relação entre a maior predominância dermatoglífica e o IMC caracterizou-se que presilha teve um grande índice de anormalidade ou seja (78,57%), Fizemos uma relação entre as anormalidade do IMC e o perfil da presilha e concluímos que cerca de 74% da característica presilha tem um grande índice de alterações do IMC.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-04
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DESCRITIVA DO IMC E O PERFIL DERMATOGLÍFICO DOS ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE DO IFPA. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/173