A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO SERTÃO PARAIBANO: UMA INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL.
Palavras-chave:
Gênero, Políticas Públicas, Violência contra a mulherResumo
O Brasil destaca-se quanto à violência contra a mulher, pelas consequências à saúde, bem como sua dificuldade em fiscalizar pelo seu caráter particular. Este estudo teve o objetivo de traçar um perfil das mulheres em situação de violência levando em consideração o perfil sócio-demográfico da mulher, os principais tipos de agressões e a relação vítima – agressor. Este estudo é de natureza documental exploratório, retrospectivo e descritivo com abordagem quantitativa, foi desenvolvido nos arquivos da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. A amostra foi composta por 60 Boletins de Ocorrência (BO), utilizou-se para coleta de dados um roteiro para análise dos BO`s. Os dados coletados foram analisados quantitativamente e apresentados em gráficos e tabelas confrontados com a literatura pertinente. Após a análise dos dados verificou-se que a distribuição percentual das mulheres em situação de violência é na faixa etária entre 20 e 40 anos de idade, no que diz respeito ao atual estado civil das mulheres registrados nos BOs, a maioria das mulheres que sofrem violência são casadas, quanto ao tipo de violência vivida por algumas mulheres cajazeirenses, destaca-se a violência doméstica, apresentando um percentual de 29%, em outro questionamento revela-se que o principal agressor da mulher é o esposo e os ex-esposos, com 54% e quanto à distribuição da violência em relação ao local ocorrido dados da pesquisa revelam que 62% das mulheres são agredidas no lar. O presente estudo revela que a violência contra a mulher é um notório e preocupante problema de saúde pública que se expande a cada dia tornado ao ambiente familiar em um lugar perigoso para muitas mulheres, acarretando em problemas pra sua saúde física e mental, o que torna necessário voltar a atenção para políticas públicas eficazes bem como um atendimento apropriado e específico dos profissionais de saúde para esta parcela da população.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).