PRÉ-NATAL HUMANIZADO: UM DIREITO DE TODA GESTANTE
Palavras-chave:
Gravidez, Pré-Natal, HumanizaçãoResumo
O pré-natal engloba conjunto de condutas assistenciais à gestante antes do parto visando diminuir a morbimortalidade perinatal e materna. Sabendo que o Ministério da Saúde criou através da Portaria GM nº 569 de 18 de agosto de 2000, o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) e que os serviços de assistência à saúde tem se expandido em todo país, este trabalho avaliou a qualidade do pré-natal desenvolvido por uma equipe do Programa Saúde da Família. Foi uma pesquisa longitudinal, descritiva e quantitativa realizada de agosto a dezembro de 2008. Envolveu 31 gestantes, com faixas etárias de 14-20 anos (39%), 21-27 anos (42%), 28-34 anos (13%) e 35 anos e mais (6%). As multigestas corresponderam a 68% e todas amamentaram nas outras gestações. Das gestantes acompanhadas 16% fizeram entre duas a três consultas; 32% de quatro a cinco e 52% entre seis ou mais de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde. Os exames foram solicitados com base no que determina o PHPN. As grávidas foram orientadas a receber a vacina antitetânica e a participar de atividade de educação e saúde. Todas afirmaram que receberam assistência humanizada, resultante do bom atendimento, orientação, acompanhamento e apoio psicológico.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).