VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E PROTOCOLO DE TRIAGEM POSTURAL ESCOLAR
Palavras-chave:
coluna vertebral, adolescência, escolares, escolioseResumo
RESUMO: Disfunções relacionadas à coluna vertebral em muitos casos têm sua origem na adolescência tornando-se causadoras de um grande número de aposentadorias precoces por invalidez. Uma maneira de diminuir a sua incidência é através da detecção precoce, principalmente na faixa etária de 10 a 15 anos. Este estudo tem como objetivo validar um questionário de identificação de hábitos posturais (QIHP) e um protocolo de triagem postural escolar (PTPE). O QHIP compreende um conjunto de questões que visam identificar hábitos e atitudes que possam estar associados ao aparecimento ou agravamento de desvios posturais nos escolares. No PTPE é verificada visualmente a presença ou não de 16 indicadores de desvios posturais. A presença de pelo menos 10 destes indicadores implicaria em referenciar o individuo a uma consulta com um especialista. Pela sua capilaridade e abrangência, as escolas seriam um lugar propício para a utilização do protocolo e do questionário em programas de triagem postural.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).