VERIFICAÇÃO DA RELAÇÃO DE CAPACIDADES FÍSICAS, EM MENINAS PRATICANTES DE VOLEIBOL.
Palavras-chave:
adolescentes, capacidades físicas, voleibolResumo
A massificação do voleibol, modalidade complexa que exige de seus praticantes diversas capacidades físicas, contribuiu para o aumento da participação de adolescentes em treinamentos especializados. No entanto, a literatura carece de dados normativos para esta população, que contribuam para o processo de treinamento, de acordo com a modalidade esportiva praticada. Este estudo objetivou avaliar e correlacionar as capacidades de salto vertical de ataque (SVA) e de bloqueio (SVB), potência anaeróbia (PAn) e consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.) de adolescentes submetidos à iniciação esportiva na modalidade de voleibol. Participaram do estudo 25 meninas de um centro de treinamento, com faixa etária de 12 a 14 anos. Foram utilizados os testes, de salto vertical, de 40 segundos e de Cooper. A análise estatística foi descrita através do programa Bioestatic 3.0, onde utilizou-se a Correlação de Pearson com valor de significância (p<0,05). Os valores médios encontrados foram: 34,4 cm para SVA, 24,6 cm para SVB, 206,9 m para PAn e 27,7 mL.kg-1.min-1 para VO2 máx. As correlações significativas foram: SVA e VO2 máx. (r=0,78), SVA e PAn (r=0,64), SVA e SVB (r=0,78) e VO2 máx. e PAn (r=0,80). Conclui-se que os valores absolutos de SVA, SVB, PAn e VO2 máx., e suas respectivas correlações, evidenciam um desenvolvimento harmônico destas capacidades físicas, sugerindo valores normativos para equipes femininas iniciantes, que podem contribuir no processo de treinamento do voleibol.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-03
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
VERIFICAÇÃO DA RELAÇÃO DE CAPACIDADES FÍSICAS, EM MENINAS PRATICANTES DE VOLEIBOL. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/172