COMPARAÇÃO DO PERCENTUAL DE GORDURA ENTRE MÉTODOS DE BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA – TETRAPOLAR VS BIPOLAR
Palavras-chave:
composição corporal, aptidão física, impedância bioelétricaResumo
A estimativa precisa da composição corporal proporciona um componente importante em um programa de aptidão física, no controle do peso corporal, na manutenção de um alto nível de funcionamento fisiológico, estando relacionada à saúde e qualidade de vida do indivíduo. Este estudo teve como objetivo verificar se existem diferenças entre os resultados da avaliação da composição corporal pelos métodos de bioimpedância elétrica (BIA) tetrapolar e bipolar. A amostra foi composta de 18 voluntários saudáveis do sexo masculino com idade 21,74,4 anos, praticantes de atividade física regular e apresentando IMC dentro dos padrões de normalidade. Foram realizadas análises de composição corporal de BIA tetrapolar (MALTRON BF-906) e bipolar de membros inferiores (PLENNA TIN-99), durante as coletas os indivíduos estavam em jejum de 4h, abstinência alcoólica e atividade física por 24h, repouso e urina 10 minutos antes dos testes. Os resultados indicaram diferença significativa entre os métodos de BIA (p<0,001). O método bipolar apresentou valores médios de percentual e massa de gordura (17,95,3%; 13,55,0kg) superiores em relação o método tetrapolar (14,63,6%; 11,03,6). Esta diferença causou uma divergência na classificação da taxa de gordura com a BIA bipolar indicando valores acima da média, enquanto a tetrapolar mostrou valores normais, segundo LOHMAN (1992). Analisando a medida da gordura corporal em cada indivíduo o método bipolar de membros inferiores apresentou diferença de até 8% em relação ao método tetrapolar. Estes achados demonstraram uma tendência do método bipolar hiperestimar os valores de gordura corporal.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-03
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARAÇÃO DO PERCENTUAL DE GORDURA ENTRE MÉTODOS DE BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA – TETRAPOLAR VS BIPOLAR. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/171