FATORES MOTIVACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES DE NATAÇÃO NA CIDADE DE MACAPÁ
Palavras-chave:
Motivação, Motivos, NataçãoResumo
Toda atividade humana é motivada por alguma razão, o ser humano precisa de "impulso" para realizar as diversas atividades diárias, e essa motivação também irá influenciar na prática esportiva. O propósito do presente estudo foi investigar os fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de natação, levando em consideração a idade e o gênero. Para a realização do estudo participaram da pesquisa 77 sujeitos com idades entre 08 a 14 anos praticantes de natação, a amostra foi não-probabilística por conveniência, o instrumento utilizado foi a Escala de Motivos Para Prática Esportiva – EMPE (BARROSO; KREBS 2007), validação brasileira do instrumento Participation Motivation Questionnaire (PMQ) (GILL; GROSS; HUDDLESTONE, 1983). Os resultados apresentaram que o motivo mais importante para a prática da natação é a saúde, no qual detectou-se que 57% da amostra considera a saúde como totalmente importante. Em relação a idade, pode-se constatar que os motivos Contexto e a Afiliação são significativamente mais importante para as crianças de menor idade do que para as de maior idade, o que sugere a influência dos pais, da escola e da família na escolha das crianças mais jovens para a prática esportiva. Outro dado diz respeito à importância dada a cada motivo para adesão à prática da natação, percebeu-se que somente para o condicionamento físico houve diferença estatística (p=0,01) entre meninas e meninos, no qual se pode constatar que para os meninos este é um motivo significativamente mais importante do que para as meninas. Este estudo permitiu concluir que o motivo pela a escolha da natação está associado influência de pessoas significativas. Além disto, é possível confirmar o diferente significado do corpo para os meninos, mostrando o quanto o corpo possui um significado relacionado à masculinidade e a virilidade, pois a importância dada ao corpo pelos meninos foi significativamente maior quando comparada às meninas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).