ANÁLISE BIOQUÍMICA DO FERRO SÉRICO E HEMOGLOBINA PARA O DIAGNÓSTICO DA ANEMIA FERROPRIVA EM CRIANÇAS QUILOMBOLAS DE 3 A 6 ANOS DE IDADE DO ESTADO DO AMAPÁ – AP.
Palavras-chave:
Anemia ferropriva, Crianças quilombolas, Deficiência de ferroResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a prevalência da anemia ferropriva em crianças quilombolas na faixa etária de 3 a 6 anos idade, em cinco comunidades quilombolas do Estado do Amapá, através da dosagem de hemoglobina e confirmada pela dosagem da concentração do ferro sérico. Foram estudadas 86 amostras de sangue de crianças quilombolas de ambos os sexos. Das 86 amostras estudadas, 66% das crianças pesquisadas apresentaram anemia ferropriva, esse resultado está diretamente relacionado com a condição de vida dessas crianças, que vivem em comunidades carentes distantes da capital do estado. Esse foi o primeiro estudo realizado no estado do Amapá onde se avaliou o índice de anemia ferropriva em crianças quilombolas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).