ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE MACAPÁ-AP
Palavras-chave:
Estado nutricional, obesidade infantil, desnutriçãoResumo
O objetivo do estudo foi Investigar o estado nutricional de crianças de 07 a 10 anos do ensino fundamental da rede pública e urbana do município de Macapá (AP). A amostra constituiu-se de 2071 escolares do ensino fundamental de ambos os sexos, regularmente matriculados, selecionados por meio de amostragem aleatória proporcional por escolas e por conglomerado de turma. Como instrumento para verificação do peso corporal dos escolares, utilizou-se uma balança digital com capacidade máxima para 150 Kg e um estadiômetro tipo trena, com 2000 cm, com uma precisão de 01 mm. A avaliação antropométrica fez-se através de peso, estatura e idade. O estado nutricional foi avaliado através do critério de WATERLOW (1976), cujo padrão de referência foi o NCHS. A comparação inferencial entre grupos foi realizada utilizando-se do teste Qui-quadrado (x2). Adotou-se nível de significância da hipótese de nulidade de 5% (p<0,05). O resultado da avaliação do estado nutricional entre as idades obteve p-valor <0.001* o qual é altamente significante indicando reais diferenças, como se constata que nas idades de 7 a 8 anos predominou a categoria Eutrófico (46.7%), na idade de 9 anos predominou a categoria Obeso (32.2%). Na idade de 10 anos houve uma maior proporção das categorias Desnutrição Pregressa (33.3%) e Obesa (30%). No estado nutricional, observou-se que os maiores índices de desnutrição apareceram na região norte para o sexo masculino, e na região sul para o sexo feminino, sendo que a desnutrição pregressa apareceu elevada em ambas as regiões. Conclusão: A desnutrição encontrada nas regiões de Macapá pode ser considerada um problema de Saúde Pública de grande relevância para a sociedade.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).