A PERCEPÇÃO DO ACOMPANHANTE DE CRIANÇAS COM LEUCEMIA SOBRE TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO: A INFLUÊNCIA DE UM GRUPO DE INFORMAÇÃO
Palavras-chave:
câncer, infantil, percepçãoResumo
Objetivo: analisar a percepção dos acompanhantes de crianças com leucemia, concernente a doença e o tratamento quimioterápico após participação no grupo de informação. Método: Estudo descritivo de natureza qualitativa realizado no Hospital Ophir Loyola na cidade de Belém - PA. Participaram da pesquisa 10 acompanhantes de crianças com leucemia em tratamento quimioterápico. A coleta dos dados ocorreu em duas fases: na primeira fase foram realizadas palestras semanais no período de outubro 2008 a janeiro 2009; na segunda fase foram entrevistados 10 (dez) acompanhantes que participaram do grupo de informação na 1ª fase. Os dados foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo de acordo com Bardin (2007). Resultados e Discussões: os conteúdos foram analisados em um só núcleo de sentido, a percepção sobre a leucemia e o seu tratamento quimioterápico, emergindo em uma categoria: a percepção dos acompanhantes quanto às informações recebidas e em duas Subcategorias: entendimento do acompanhante quanto à doença e o tratamento; a percepção do acompanhante quanto ao processo do tratamento. Conclusão: as informações da equipe multiprofissional contribuíram muito para os acompanhantes entenderem a doença, o tratamento e a cuidar melhor das crianças. Ajudou no enfrentamento e contribui para a adesão ao tratamento. Neste sentido é importante manter os acompanhantes bem informados, efetivando o grupo de informação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).