CARACTERIZAÇÃO DE IDOSOS ATENDIDOS EM SERVIÇOS DE URGÊNCIA
Palavras-chave:
Gerontologia, Enfermagem, Saúde do idosoResumo
A rede de serviços de atenção a saúde da pessoa idosa organizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não estão adequados às exigências e especificidades de saúde desse grupo etário, sendo por isso observado uma quebra do princípio da integralidade, nos serviços de pronto-socorros públicos. Este estudo, do tipo descritivo e exploratório tem o objetivo de caracterizar pessoas idosas atendidas em serviços de urgência de dois hospitais públicos em um município brasileiro de médio porte. A coleta de dados foi feita através de entrevista semi-estruturada, acompanhada de formulário com questões abertas e fechadas relacionadas a situação atual de saúde e dados sócio demográficos, além das informações do prontuário hospitalar. Os resultados obtidos indicam que, entre os entrevistados, 60,0% não são alfabetizados, 55,0% casados, 31,0% viúvos; 47,0% possuem de 6 a 10 filhos; 57,0% aposentados; 81,2% com renda entre 1 a 3 salários mínimos; 44,2% residem com filhos e 98,0% não possuem plano de saúde. Sobre a morbidade referida, 53,4% dos idosos tem doenças circulatórias, 68,5% deles foram internados, sendo que, 53,0% destes, foram atendidos sem passar pelo serviço de triagem nas duas instituições. Estes resultados permite-nos concluir que os atuais perfis demográfico e de saúde, exigem que se estabeleçam novas estratégias para fazer frente ao aumento de idosos potencialmente dependentes, com baixo nível sócio-econômico, portadores de doenças crônicas e consumidores de uma parcela desproporcional de recursos da saúde.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).