INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA: CUIDADOS COM O PACIENTE EM TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE
Palavras-chave:
Insuficiência Renal Crônica, Hemodiálise, Cuidados de EnfermagemResumo
A Insuficiência Renal Crônica (IRC) constitui causa significativa de morbimortalidade e é, sem dúvida, questão peculiar de Saúde Pública. Objetivamos realizar uma atualização bibliográfica sobre a IRC e os cuidados de enfermagem ao paciente submetido à Hemodiálise (HD) com IRC. Os resultados mostraram que a IRC é uma deterioração progressiva e irreversível da função renal em que a capacidade do corpo para manter o equilíbrio metabólico e hidroeletrolítico falha, sendo necessário o uso terapias renais substutivas. Dentre essas terapias destaca-se a HD, por ser o método de tratamento mais utilizado na IRC. Quanto aos cuidados de enfermagem, vimos que o enfermeiro executa inúmeras funções no gerenciamento da HD, não sendo possível separar as funções administrativas, assistenciais, educativas e de pesquisa, pois são funções interdependentes que se completam visando à melhor assistência ao cliente. Por fim, concluímos que o sucesso da assistência prestada ao paciente com IRC em tratamento de HD e a sua família envolve a cooperação de uma equipe multidisciplinar e, embora se atribua a médicos e enfermeiros a maior parcela de responsabilidade e autoridade, é indispensável à participação de outros profissionais que poderão atuar de forma eventual ou sistemática.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).