TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO UTILIZADAS NA DETECÇÃO DA TB DE FORMA RÁPIDA E EFICAZ: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
tuberculose/diagnóstico, baciloscopia, enfermagemResumo
Apesar de a tuberculose ser uma das doenças mais antigas que afligem a humanidade, ela não é uma doença do passado e hoje necessita de um novo olhar. Por isso a busca ativa do sintomático respiratório (SR), o diagnóstico precoce, a finalização do tratamento e a prevenção da doença, são medidas que necessitam ser cumpridas para a diminuição e a futura erradicação da TB. Nossa revisão teve como objetivo buscar artigos na literatura que remetem às técnicas mais utilizadas de diagnósticos da doença e avaliar qual o método mais vantajoso para a detecção da TB, visando um resultado mais rápido e concreto, visto que o diagnóstico precoce aparece como uma medida importante para o controle da transmissão da TB. A pesquisa foi realizada na BVS por meio dos descritores: tuberculose/diagnóstico e tuberculose/escarro, sendo encontrados 137 artigos, dos quais apenas 12 foram selecionados por atenderem nossos critérios de inclusão. Foi constatado no estudo que 50% da literatura pesquisada cita a baciloscopia como o método mais utilizado e eficaz para o controle da doença; o PCR, em uma proporção de 33,4%, foi referido nos artigos; a radiografia de tórax em 8,3%; e 8,3% remetem a outros tipos de diagnóstico. Dentre todos os métodos analisados para diagnosticar a TB, durante esse estudo, avaliamos a baciloscopia de escarro como o método prioritário e eficaz para a detecção da doença, pois se mostra eficiente tanto pela rapidez quanto pelo custo.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).