CIRURGIA CARDÍACA EM ADULTOS: EFEITOS DOS ANALGÉSICOS NA PERCEPÇÃO DOLOROSA
Palavras-chave:
medição da dor, cirurgia cardíaca, analgesia, pós-operatórioResumo
O objetivo deste estudo foi investigar os analgésicos administrados e a dor pós-operatória de pacientes adultos submetidos à cirurgia cardíaca. Trata-se de uma pesquisa prospectiva com abordagem quantitativa, aprovada pelo comitê de ética da UFRN (176/05). Foram pesquisados 87 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, sendo 42 (48,3%) do sexo masculino e 45 (51,7%) do sexo feminino, com idade média de 45±11 anos. Os instrumentos utilizados foram a ficha de avaliação fisioterapêutica, composta dos dados sócio-demográficos e clínicos dos pacientes e a escala numérica de dor, que varia de zero a dez pontos, categorizada em leve (1-3), moderada (4-7) e intensa (8-10). Os procedimentos foram realizados, através da aplicação dos instrumentos. Os dados categóricos foram submetidos a estatística descritiva e os quantitativos ao Teste T, no programa SPSS versão 15.0.A percepção dolorosa foi experienciada e referida com magnitudes variando entre leve, moderada e intensa no 1º dia de pós-operatório. Em relação aos analgésicos administrados observou-se que apenas quatro analgésicos foram administrados isoladamente, tendo predominado o paracetamol em 46% dos pacientes e que 4,6% dos pacientes não receberam qualquer tipo de analgésico. As médias da intensidade dolorosa foram comparadas entre os pacientes do sexo masculino e feminino e ao serem submetidas ao Teste T não observou-se significância estatística (p=0,702). Constatou-se uma variação de prescrições medicamentosas analgésicas o que demonstra uma deficiência quanto ao consenso e uso de protocolos para o controle da dor pós-operatória. A dor apresentou-se predominantemente de leve a moderada no 1ºDPO.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).