PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS SOBRE AS NECESSIDADES ASSISTENCIAIS DE ADOLESCENTES PORTADORES DE HIV/AIDS
Palavras-chave:
HIV/AIDS, Assistência ao paciente, Pesquisa sobre serviços de saúdeResumo
Introdução: A Aids perfaz atualmente um dos grandes desafios à pesquisa, ao tratamento e à intervenção clínica e social. A qualidade da assistência é um importante determinante do sucesso de programas dirigidos a doença crônica, como a Aids, pois provoca impacto na qualidade de vida dos pacientes. Objetivo: Conhecer a percepção de profissionais em um centro de referência para o tratamento da Aids, sobre as necessidades assistenciais de portadores de HIV. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no ambulatório do Hospital Giselda Trigueiro (HGT), situado no município de Natal –RN/Brasil. A população foi formada por 15 profissionais que atendem a crianças e adolescentes portadores de HIV no referido centro. A coleta de dados, que ocorreu no período entre Março e Junho de 2006, utilizando-se um roteiro de entrevista com questões estruturadas, validada através de um estudo piloto. Os dados foram analisados através da análise temática categorial. Resultados: As categorias que emergiram do próprio discurso dos entrevistados em relação às necessidades assistenciais de portadores e HIV foram: melhora dos sintomas, adesão à terapia medicamentosa, e, bemestar do cliente. Conclusão: Espera-se que a discussão deste tema venha contribuir para um melhor entendimento da complexidade que envolve a AIDS na infância e adolescência e, que estimule aos profissionais para utilização de abordagens pautadas na sensibilidade para atender integralmente as necessidades daqueles que convivem com as particularidades do HIV/AIDS.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).