AVALIAÇÃO DA GRAVIDADE DO TRAUMATISMO CRANIO ENCEFÁLICO: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Escala de Coma de Glasgow, Trauma Craniocerebral, Índices de Gravidade do TraumaResumo
Trata-se de um trabalho de revisão de literatura realizado no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde e Banco de teses e dissertações da Universidade de São Paulo. Os objetivos foram: identificar na literatura científica pesquisada como tem sido a utilização da Escala de Coma de Glasgow (ECGl) para medir a gravidade do traumatismo crânio encefálico (TCE); identificar nos artigos analisados quais os profissionais que pesquisam sobre a utilização da ECGl e em que situações; identificar, nos artigos publicados nas bases de dados pesquisadas, se a ECGl utilizada isoladamente é capaz de medir a gravidade do TCE. Foram identificados 65 estudos e selecionados 10. A maioria das publicações selecionadas estava indexada na LILACS e os profissionais médicos foram os principais responsáveis pelas publicações relacionadas à temática em estudo. Constatamos que a tomografia computadorizada e índices fisiológicos como a RTS foram os mais frequentes instrumentos associados à ECGl e que tiveram resultados estatisticamente significativos. Observamos que alguns estudos que utilizaram somente a ECGl, não conseguiram comprovar sua real eficácia isoladamente, mas outros constataram prognósticos significativos e reais, quando utilizado a ECGl em pacientes com TCE grave.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).