FATORES DE RISCO PARA OCORRÊNCIA DE AFOGAMENTO E A CONTRIBUIÇAO DA ENFERMAGEM NA AÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS
Palavras-chave:
Afogamento, Fatores de Risco, EnfermagemResumo
Afogamento é um problema de saúde pública global, que requer políticas que abordem os fatores de risco para garantir uma prevenção efetiva. Entretanto, a falta de uma definição uniforme aceita internacionalmente dificulta a vigilância desses eventos, causando uma subnotificação dos casos de afogamento, afetando especialmente as regiões onde há uma precariedade no registro de óbitos, o que impede a observação de casos relevantes para implementar meios de prevenção. Este artigo tem como objetivo identificar na literatura pesquisada fatores de risco para o afogamento e a atuação da enfermagem na prevenção desses eventos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na base de dados, LILACS, MEDLINE e CINAHL, utilizando os descritores: afogamento, fatores de risco e enfermagem; estarem publicados como texto completo, nos últimos 05 anos, em português, inglês e espanhol. Foram destacados como principais fatores de risco para o afogamento: o sexo masculino, crianças entre um e quatro anos, adultos entre 20 e 29 anos, e associação do consumo de álcool as atividades recreativas. Neste contexto, a enfermagem destacou-se com papel fundamental na divulgação de medidas preventivas, baseadas na realidade e na natureza do afogamento. Esta investigação mostra que os fatores de risco identificados para o afogamento são crianças e adultos do sexo masculino e o consumo do álcool associados às atividades recreativas. Dessa forma, torna-se necessário a formulação de políticas públicas voltadas para a identificação de ambientes perigosos e em conjunto com a divulgação de medidas preventivas, possam contribuir para reduzir o número de afogamentos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).