QUEDA COMO FATOR DE RISCO PARA FRATURAS DE FÊMUR EM IDOSOS
Palavras-chave:
Idoso, Acidentes por Quedas, Causas Externas, Fraturas de FêmurResumo
Envelhecer é a fase da vida que o ser humano encontra-se vulnerável a distúrbios funcionais, alterações morfológicas e bioquímicas que irão reduzir a capacidade homeostática, deixando-o propenso a eventos prejudiciais ao processo saúde-doença que podem agravar e levar o indivíduo à morte como a queda seguida de fraturas, principalmente do fêmur. Os fatores que podem contribuir para ocorrência de queda são: idade avançada, sexo feminino, história prévia de quedas, imobilidade, fraqueza muscular e alteração na marcha como facilitadores da queda. Tivemos como objetivos caracterizar os idosos acometidos por quedas atendidos em um hospital de traumato-ortopedia. O método utilizado foi do tipo exploratório descritivo com abordagem quantitativa o qual realizou-se em um Hospital de Traumato-ortopedia de Natal/RN. Em relação aos resultados detectamos que 24 (80%) eram mulheres, 15 (50%) raça branca e 29 (96,70%) afirmaram não depender diretamente de alguém para cuidar deles antes da queda. Conclui-se que quanto maior o grau de idependência nas atividades de vida diária do idoso, maior a possibilidade de ocorrência de queda seguida de fratura de fêmur.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).