CONHECIMENTO E PRÁTICA DOS PROFISSIONIAS DE ENFERMAGEM DA UTI DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SOBRE A TÉCNICA DE LAVAGEM DAS MÃOS
Palavras-chave:
Técnica de lavagem das mãos, Assistência de enfermagem, UTIResumo
Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa e observacional não participante realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Que objetivou verificar a relação do conhecimento e prática da técnica de lavagem das mãos pelos profissionais de enfermagem da UTI de um hospital universitário. A população foi composta por 41 profissionais na equipe de enfermagem lotada na UTI. O projeto foi submetido ao comitê de ética em pesquisa obtendo parecer favorável (nº 278/09). Os resultados foram tabulados no Excel e analisados utilizando estatística descritiva e inferencial, através do programa estatístico SPSS, versão 15.0. Durante o acompanhamento e observação de todos os procedimentos dos profissionais de enfermagem em uma UTI constatamos a predominância de funcionários com vínculo institucional terceirizado – IEL e FUNPEC - (64,3%), do sexo feminino (p = 0,654), na faixa etária de 21 a 35 anos (p = 0,055), com nível médio de escolaridade (p = 0,001). Deles, 11,6% são enfermeiros e 88,4% técnicos de enfermagem. Ressaltamos a importância do que foi encontrado quanto ao conhecimento e conduta na execução da lavagem das mãos, a maioria dos profissionais refere que deve ser realizada antes e após todo procedimento (81,4%), mas que na prática vimos dados discordantes, onde 40,3% dos profissionais o fazem adequadamente. Na categoria de técnico de enfermagem, a conduta com maior ocorrência de inadequação foi a lavagem das mãos (56%), assim como entre os profissionais enfermeiros (57,1%).
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).