MELHORA DA FUNCIONALIDADE E DA QUALIDADE DE VIDA APÓS APLICAÇÃO DA TERAPIA INDUZIDA POR CONTENSÃO (TCI) EM UM PACIENTE HEMIPARÉTICO.
Palavras-chave:
Terapia Induzida por contensão, AVEResumo
Introdução: A terapia induzida por contensão (TCI) é uma técnica que tem sido aplicada com grande sucesso na reabilitação do membro superior parético de pacientes acometidos por acidente vascular encefálico (AVE). Objetivo: Avaliar a melhora na qualidade de vida, de pacientes hemiparéticos tratados pela TCI. Metodologia: Foi realizado um estudo de caso com uma paciente de 53 anos de idade, gênero feminino apresentando uma hemiparesia á esquerda. A paciente foi submetida ao protocolo da TCI, que tem duração de 2 semanas, primeiramente por 1 hora e depois por 3 horas diárias de exercícios funcionais envolvendo o membro superior parético, enquanto o outro membro sadio permanecia contido em uma tipóia.Para a avaliação da qualidade de vida foi utilizado o questionário SF-36 e para a funcionalidade foi utilizado o Índice de Barthel antes e após o termino da TCI. Na análise estatística foi utilizado o teste T-Student pareado com nível de significância de 0,05 e 0,1. Resultados: Os resultados permitiram demonstrar através da análise estatística da qualidade de vida após uma hora de aplicação da TCI um nível de significância de 0,1 com um t-tabelado de 1,90 e t - calculado 2,12 com 7 graus de liberdade. Após a intervenção de 3 horas, o t-calculado foi de 0,31 quando comparado com os dados de 1 hora, ao analisar os dados antes da terapia de 1 hora com os dados após 3 horas foi observado um t - calculado de 2,15. Na funcionalidade após 1 hora de TCI observou um escore de 95 e após as 3 horas da terapia este escore se manteve. Conclusão: Foi possível observar melhora na independência funcional e na qualidade de vida de pacientes hemiparéticos após a aplicação da terapia induzida por contensão.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).