O USO DE ARGOLAS E ARGOLAS ASSOCIADAS À FAIXAS ELASTICAS COMO FORMA DE ATIVIDADE DENTRO DAS TRES MODALIDADE DO MÉTODO PILATES
Palavras-chave:
Método Pilates, Flexibilidade, ArgolasResumo
Muitas discussões foram abertas diante do real ganho de flexibilidade com a prática do Método Pilates, e como é sabido que a flexibilidade tem fundamental importância para uma melhor qualidade de vida. Buscamos realizar esse trabalho, para mensurar o real ganho de flexibilidade proporcionado pela prática do Método Pilates com o instrumento patenteado e chamado de argolas FORM MOVE, tendo visto que existem poucos trabalhos científicos relacionados à flexibilidade e MP até a presente data e também poucos recursos no desenvolvimento de novos acessórios para estimular a prática de exercícios e o ganho de flexibilidade. A amostra foi feita com um grupo de 12 pessoas com idade entre 18 a 32 anos, média de altura de 1,65m e a média de peso de 62,0 kg entre a mulheres e 69,0 Kg e 1,79m para os homens. Foi feita uma coleta de dados inicial, e outra coleta após 10 semanas de prática do Método Pilates, os grupos controles que praticavam o método há mais de 6 meses nas três modalidade foram avaliados no início da pesquisa pelo avaliador preparado pelo pesquisador, o mesmo não sabia qual modalidade os voluntários praticavam. Nas modalidades os exercícios propostos modificavam-se apenas no tipo de aplicabilidade (Mat, Estúdio, Water Pilates), os mesmos faziam parte do treinamento dos grupos controle. O instrumento utilizado para fazer a coleta da flexibilidade foi o Banco de Wells. Os resultados demonstraram a efetividade da associação de argolas ao método no ganho de flexibilidade, com resultados ainda maiores na hidroterapia ( modalidade Water Pilates) devido aos efeitos fisiológicos de imersão e a possível manutenção dos alongamentos que o instrumento desenvolvido pôde estabelecer na realização dos exercícios propostos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).