APLICAÇÃO DO TESTE DE CONTROLE NEUROMUSCULAR EM INDIVÍDUOS COM LESÃO DE MEMBRO INFERIOR SUBMETIDOS A TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO
Palavras-chave:
propriocepção, manifestações neuromusculares, fisioterapiaResumo
Esse estudo objetivou avaliar as alterações no controle neuromuscular por meio do Star Excusion Balance Test (SEBT), em indivíduos que sofreram lesão de joelho ou tornozelo e submetidos a tratamento fisioterapêutico. O SEBT consiste em oito linhas retas de 120 cm de comprimento e 3 cm de largura, feitas de NAPA, tendo estas retas início em um ponto único, formando um centro, com angulação de 45 graus entre cada reta. O teste foi realizado em apoio unipodal, no centro formado pela intersecção das retas. Deu-se o nome para cada reta conforme sua direção: antero-lateral (AL); anterior (ANT); antero-medial (AM); medial (MD); postero-medial (PM); posterior (PO); postero-lateral (PL) e lateral (LAT). A avaliação foi bilateral. O SEBT foi aplicado em 20 pessoas, pertencendo 10 ao grupo controle e 10 ao grupo comprometido (lesão de joelho ou tornozelo) e utilizou-se o Teste t para a comparação entre lados e grupos. Ao comparar-se a média da somatória das oito retas, houve diferença para o grupo acometido, mas não para o grupo controle e para a comparação entre os grupos. Conclui-se que na avaliação do SEBT, para a amostra estudada, há déficit proprioceptivo do lado lesado comparado ao lado não lesado.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).