APLICACÃO DE NEUROESTIMULAÇÃO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA (TENS) COMO TÉCNICA DE ANALGESIA DURANTE FISIOTERAPIA PÓS-CIRÚRGICA EM PACIENTES COM ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL
Palavras-chave:
Analgesia, Artroplastia de Quadril, Estimulação Elétrica Nervosa TranscutâneaResumo
A artroplastia total de quadril (ATQ) é procedimento comum na atualidade, principalmente em virtude do aumento da expectativa de vida populacional. Pacientes idosos são grandes candidatos a esse procedimento cirúrgico e também bastante vulneráveis, frente aos riscos da cirurgia em si, assim como à ação dos medicamentos no pós-operatório. Recursos não-farmacológicos como a Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) vêm sendo muito estudados e utilizados pela fisioterapia em pacientes pós-cirúrgicos. Este estudo teve como objetivo verificar a influência da TENS como coadjuvante no alívio da dor pós-operatória de ATQ cimentada. A amostra (n=23) consistiu de pacientes no primeiro dia de pós-operatório de artroplastia de quadril, com idade entre 60-80 anos, que foram agrupados em 2 grupos, o grupo controle (n=11) recebeu terapia placebo e o grupo tratamento (n=12) eletroanalgesia efetiva. Ambos os grupos receberam a mesma terapia medicamentosa, rotina de cuidados e protocolo fisioterapêutico. A dor foi mensurada através da escala visual analógica e do questionário para dor McGill em 3 etapas (no primeiro e no segundo dia de pós-operatório): antes da aplicação de TENS, imediatamente após a aplicação deste recurso, e após a fisioterapia (realizada após o TENS). Como forma indireta de avaliar a analgesia, também foi registrada a quantidade de medicação analgésica demandada por cada grupo. Os resultados demonstram que o grupo tratamento apresentou melhora nos níveis de dor (p>0,05), bem como menor necessidade de administração de medicamentos analgésicos, o que permite concluir que a TENS é um eficaz recurso como coadjuvante na analgesia pós-operatória durante a fisioterapia em idosos submetidos à ATQ.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).