AMPUTAÇÃO TRANSFEMORAL: PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES NA PRÉ PROTETIZAÇÃO
Palavras-chave:
pré-protetização, amputação transfemoral, complicaçõesResumo
O termo amputação tem como significado a retirada total ou parcial de um ou mais membros do corpo. A presente pesquisa foi desenvolvida no Centro de Reabilitação da Faculdade Assis Gurgacz-FAG, onde foram entrevistados 20 indivíduos portadores de amputação transfemoral, com idade entre 19-84 anos, que estavam realizando acompanhamento ou reabilitação. Trata-se de um estudo de campo, epidemiológico, quantitativo, de corte transversal. Teve como objetivo identificar as principais complicações durante a pré-protetização. Utilizou-se como instrumento, um questionário com 23 questões, aplicadas entre os meses de abril a junho de 2009, onde pôde-se identificar as principais complicações encontrados após amputação. Após a coleta de dados, verificou-se que a dor fantasma destacou-se entre as principais complicações, sendo que mais da metade da população questionada relatou a alteração, e a relacionou com o tipo de cicatrização decorrente do processo cirúrgico. Todos os entrevistados que apresentaram dor fantasma tiveram boa aceitação com a amputação, portanto, a presença de dor fantasma para a amostra estudada, não apresenta correlação com a aceitação, que trata-se de um fator emocional. Observou-se também que o enfaixamento não foi um fator que apresentou relação direta com a dor fantasma.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).