A DANÇA DE SALÃO COMO MEIO DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE PAZ
Palavras-chave:
Dança de salão, educação, cultura de pazResumo
A presente pesquisa teve como objetivo verificar, através de um questionário, os atributos que mais contribuem para o desenvolvimento da cultura de paz através da prática da dança de salão. As interferências exógenas (ambientais, sociais, econômicas e afetivas) podem ser vista como uma complexa crise inserida nas dimensões intelectuais, espirituais e morais que afetam as diversas relações sociais entre o homem e o meio ambiente em que vive, afetando a sua qualidade de vida. A construção da cultura de paz, de forma alguma, é simples, automático e rápido de ser resolvido. Nesse sentido, é válido reconhecer que em segmentos diversos da vida contemporânea residem potenciais para a promoção da paz, inferindo-se que, além da educação, como preconizam estudos diversos, as artes também podem contribuir ao seu desenvolvimento. Nesse caso, a musicalidade, por exemplo, na dança, no canto, no instrumento, na apreciação, certamente têm muito a contribuir com tal propósito. A amostra foi de cento e vinte praticantes de dança de salão subdivididos em três grupos, de três meses a seis meses, acima de seis meses até um ano e o terceiro grupo que praticam há mais de um ano, o grupo foi composto por 60% de mulheres e 40% de homens, com uma idade média de 48±12.90 anos, praticantes de dança de salão do municÃpio do Rio de Janeiro. Diante os resultados da coleta de dados, foi verificado que a dança de salão pode ser considerado como um instrumento educativo na promoção da cultura de paz.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).