EFEITO DA MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA EM PACIENTE SUBMETIDA À CIRURGIA BARIÁTRICA: ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
cirurgia bariátrica, atividade física, Musculação Terapêutica, composição corporalResumo
Introdução: A cirurgia bariátrica é o tratamento mais eficaz disponível para obesidade mórbida. A atividade física pode contribuir para a melhora dos resultados na perda de peso após cirurgia bariátrica, preservando a massa magra e diminuindo as alterações no metabolismo energético. Um método para compensar os efeitos negativos na composição corporal devido a perda de peso repentina pode ser a Musculação Terapêutica, essa é composta por dezesseis padrões de movimentos (exercícios), divididos em sessões de membros superiores e sessões de membros inferiores e abdominais. A faixa de freqüência cardíaca durante o treinamento deve ficar entre 60% a 85% da freqüência cardíaca máxima (FCmáx), estabelecida pela Equação de Tanaka. Objetivo: verificar a eficácia da Musculação Terapêutica em indivíduo pós-cirurgia bariátrica, quanto à composição corporal, através do índice de massa corporal (IMC), peso corporal total, percentual de massa magra, percentual de gordura corporal e a taxa metabólica de repouso (TMR) através de um estudo de caso. Métodos: participou dessa pesquisa um indivíduo voluntário submetido à cirurgia bariátrica, do sexo feminino, com 30 anos de idade, sedentário. Foi realizada, no período pré e pós Musculação Terapêutica, avaliação antropométrica e da composição corporal. O voluntário realizou três sessões de Musculação Terapêutica por semana, durante três meses. Resultados: quando comparados os períodos pré e pós Musculação Terapêutica foram observadas diminuição no peso corporal total, na gordura corporal e no IMC; e houve aumento da massa magra e na TMR. Conclusão: Os dados sugerem que a Musculação Terapêutica contribui positivamente na composição corporal no pós-operatório de cirurgia bariátrica, demonstrado pelo aumento de massa magra, manutenção da taxa metabólica de repouso, e diminuição da gordura corporal.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).