PERFIL LIPÍDICO E COMPARAÇÃO ENTRE OS SEXOS DE PRÉ-ADOLESCENTES QUE APRESENTAM OBESIDADE ABDOMINAL
Palavras-chave:
Hipercolesterolemia, obesidade abdominal, pré-adolescentesResumo
Doenças cardiovasculares são hoje uma das questões de saúde mundialmente discutidas. Sendo múltiplos os fatores determinantes, e dentre eles destaca-se a hipercolesterolemia, e essa requer atenção desde a infância. O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil lipídico e comparação entre os sexos de pré-adolescentes que apresentam obesidade. Trata-se de uma pesquisa transversal e descritiva, realizada com 393 escolares dos sexos feminino e masculino na faixa etária de 10 a 14 anos, na cidade de Anápolis-GO que apresentassem obesidade abdominal. Todos os exames laboratoriais foram realizados na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis-Go. Resultados: Dos 210 meninos analisados quanto ao colesterol total, 63 estão dentro dos valores desejáveis. Do total de 183 meninas, 66 encontram-se dentro dos níveis desejáveis. Quanto aos concentrações de triglicerídeos, estão dentro dos valores considerados desejáveis, 65,71% dos meninos e 72,13% das meninas. No que se refere ao LDL-c estão dentro dos valores de referência, 48,57% para os meninos e 57,37% para as meninas. A variável HDL-c apresentou-se favorável em 60,65% dos adolescentes do sexo masculino e em 41,42% do sexo feminino. Conclusão: o sexo masculino apresentou maior prevalência de hipercolesterolemia do que o sexo feminino. Ressaltamos ainda que, devido à incidência desse fator em pré-adolescentes, é primordial o conhecimento prévio das alterações lipídicas, para que se possam adotar, precocemente, medidas preventivas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-03
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERFIL LIPÍDICO E COMPARAÇÃO ENTRE OS SEXOS DE PRÉ-ADOLESCENTES QUE APRESENTAM OBESIDADE ABDOMINAL. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/146