LOMBALGIA E LOMBOCIATALGIA – ESTUDO COMPARATIVO DA ANALGESIA COM ACUPUNTURA SISTÊMICA E AURICULAR
Palavras-chave:
Acupuntura Auricular, Acupuntura Sistêmica, LombalgiaResumo
A dor nas costas é uma das queixas mais comuns relatadas pelos pacientes, geralmente associadas à má postura, obesidade, trauma, doença inflamatória, infecciosa ou neoplásica, alterações ósseas, musculares e a lesões discais. Evidências bibliográficas mostram que o uso da Acupuntura apresenta eficácia, em especial, no tratamento da lombalgia crônica. Com o objetivo de comparar a utilização da Acupuntura Sistêmica e a Acupuntura Auricular em casos de lombalgia e lombociatalgia, este trabalho do tipo Experimental Ensaio Clínico, contou com 10 voluntários com idade entre 25 e 60 anos, de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente em dois grupos com 5 indivíduos cada um.No grupo A foi realizado Acupuntura Sistêmica e no grupo B Acupuntura Auricular. A avaliação do antes e depois foi feita seguindo os parâmetros da Escala Analógica Visual (EAV). A média da nota atribuída à dor pela EAV inicial no grupo atendido com Acupuntura Sistêmica foi de 7,6 (±0,54), passando, no final do tratamento, a 2,4 (±0,54), com melhora de 70%. No grupo de Acupuntura Auricular, a média inicial da nota atribuída à dor foi de 8,6 (±1,14) passando, após o tratamento, a 2,8 (±0,83) obtendo melhora de 67%. Através destas técnicas de tratamento pode-se verificar as reduções dos índices de dor que comprovam o benefício da Acupuntura, haja vista a pequena diferença entre os grupos pesquisados.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).