ALTERAÇÕES NAS CONCENTRAÇÕES DE CREATINO QUINASE ORIUNDAS DO TREINAMENTO DE COMBATE EM ATLETAS DE KUNG FU.
Palavras-chave:
Sanshou, treinamento, bioquímicaResumo
Estudar os efeitos fisiológicos e bioquímicos gerados pelo treinamento têm se apresentado como uma necessidade latente do treinamento desportivo moderno. O Sanshou é a modalidade de combate do Kung fu-wushu, onde o regulamento permite socos, chutes e arremessos. No presente estudo foram mensuradas as quantidades séricas de creatino quinase (CK) em repouso e imediatamente após uma sessão de treinamento de sanshou sob o enfoque do combate. Participaram deste estudo 20 indivíduos do gênero masculino, escolhidos de forma aleatória entre os atletas sanshou com pelo menos um ano de experiência em competições, com registro na Associação International Chan Lee kung fu-RJ, vinculados à Federação de Kung fu do Estado do Rio de Janeiro, com idade de 22.42 4.4 anos (MEDIUN ± SD), peso 67.07 8.6 kg, estatura 170.7 5.3 cm e percentual de gordura de 10.42 3.3, saudáveis, que não apresentaram nenhum tipo de lesão ou doença oportunista por pelo menos um mês antes do protocolo experimental. Estatisticamente o nível de significância considerado foi de p < 0,05. As concentrações de CK apresentaram, um aumento de aproximadamente 38% demonstrando que o treinamento de sanshou é de grande intensidade causando danos musculares alterando a permeabilidade da membrana das fibras musculares.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-03
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ALTERAÇÕES NAS CONCENTRAÇÕES DE CREATINO QUINASE ORIUNDAS DO TREINAMENTO DE COMBATE EM ATLETAS DE KUNG FU. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/144