EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM FARINHA DE LINHAÇA SOBRE O PERFIL LIPÍDICO E NÍVEIS DE HEMOGLOBINA E TESTOSTERONA EM ATLETAS E NÃO ATLETAS.
Palavras-chave:
Farinha de linhaça, atletas de elite, suplementaçãoResumo
Vários estudos têm sido conduzidos com farinha de linhaça (FL) e a conclusão de grande parte deles é que a FL reduz o risco de doenças cardiovasculares, diminui os níveis de LDL-colesterol, colesterol total entre outros. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da suplementação com farinha de linhaça sobre o perfil lipídico (CT, HDL e TRG) e níveis de hemoglobina (HMB) e testosterona (T), em nove atletas de elite (A), com idade média de 25,1 e oito não atletas (NA), com idade média de 23,5. Os participantes consumiram 30 gr/dia de FL durante 45 dias no jantar. Cada sujeito realizou uma coleta de sangue antes do consumo, 15º, 30º e 45º dias, sem alterar a dieta regular. Os sujeitos foram orientados para não consumir nenhuma suplementação adicional e medicamentos. Os fatores analisados foram: HMB, T, HDL e CT. As análises foram feitas de acordo com os procedimentos de rotina dos laboratórios credenciados. Os resultados foram: aumento de 15,7% da T no grupo treinado (P<0,05). Aumento da HDL em ambos os grupos de 0,06 e 0,09% (P<0,05). Diminuíram o CT em ambos os grupos em 0,04 e 0,08% (P<0,05). Os demais fatores em ambos os grupos não se alteraram significativamente. O consumo FL durante 45 dias realizado neste estudo não alterou o IMC dos sujeitos avaliados, aumentou os níveis de T em atletas, bem como teve um efeito positivo nos parâmetros HDL colesterol e CT em ambos os grupos. Nenhum efeito foi identificado no parâmetro hemoglobina em ambos os grupos. Os resultados desta pesquisa sugerem que a T pode ser alterada, quando dieta com FL for associado à pratica sistemática de exercícios físicos
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).