MOBILIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO PARA MELHORA DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO E FLEXIBILIDADE DE INDIVÍDUOS ASSINTOMÁTICOS
Palavras-chave:
Mobilização do Sistema Nervoso, Amplitude de Movimento, FlexibilidadeResumo
A Mobilização do Sistema Nervoso é uma técnica que visa restaurar o movimento e a elasticidade do sistema nervoso, promovendo retorno às funções normais, observando também respostas positivas na função muscular, além de poder ser usada para prevenção de lesões em atletas. O objetivo da pesquisa foi analisar os efeitos da Mobilização Neural, técnica européia, no que se refere ao ganho de amplitude de movimento (ADM) e flexibilidade em indivíduos assintomáticos. A amostra foi composta de 13 participantes, com idade média de 21 anos (desvio padrão 3,4) do sexo masculino. Passaram por avaliações iniciais e a cada sessão. O protocolo foi criado utilizando-se uma série bilateralmente para os nervos: mediano, ulnar, radial, ciático e plexo lombossacral, tibial e fibular e suas ramificações, em 10 bombeamentos com manutenção final de 7 segundos. Foram realizadas 6 sessões. Os participantes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Os critérios para inclusão foram: não apresentarem nenhum comprometimento nervoso detectável através dos testes de tensão. Para a exclusão foram: faltar duas ou mais sessões consecutivas e/ou estar realizando algum tipo de tratamento fisioterapêutico e/ou técnicas para flexibilidade. Os dados foram analisados estatisticamente através de gráficos do programa Microsoft Excel 2003, e testes de normalidade, Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk, e, para as variáveis, Wilcoxon e Test T, onde p?0,05 determina significância, do programa SPSS for Windows 13.0. Os resultados obtidos foram significativos p=0,00 para ganho de ADM de extensão de joelho associado ao "Slump Test" e p=0,00 para flexibilidade. Concluiu-se que a Mobilização Neural trouxe melhora significativa no desempenho muscular de indivíduos assintomáticos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).