PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ESCOLARES DO INTERIOR DE PERNAMBUCO, BRASIL.
Palavras-chave:
Obesidade, Sobrepeso, Adolescentes, CriançasResumo
O objetivo do presente estudo foi descrever a prevalência de sobrepeso e obesidade em estudantes de uma escola da rede pública da cidade de Alagoinha, Pernambuco. A amostra foi composta por crianças e adolescentes com idades que variavam entre 10 e 11 anos e 12 e 17 anos respectivamente, estudantes do 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental, compreendendo 256 indivíduos, sendo 142 do sexo feminino e 114 do sexo masculino. Foram mensuradas a massa corporal e a estatura, para obtenção do índice de massa corpórea (IMC). Considerou-se com baixo peso as crianças e adolescentes com IMC para a idade menor que o percentil 5; com sobrepeso, IMC para a idade maior ou igual ao percentil 85 e menor que o percentil 95; com obesidade os indivíduos com IMC para a idade maior ou igual ao percentil 95. A análise dos dados foi realizada através dos testes de proporções qui-quadrado ou Ficher. O nível de significância estabelecido foi de p< 0,05. Os resultados mostraram que em relação ao sobrepeso, 9,7% dos indivíduos se enquadraram nesta categoria, ocorrendo maior freqüência entre as meninas (12%). No que concerne à obesidade, 3,9% da amostra foram consideradas obesas (n=10), das quais 6,9% (n=8) eram meninos e 1,4% (n=2) meninas. Em relação à faixa etária, pode-se observar que o sobrepeso foi mais frequente em adolescentes com idades entre 12 e 13 anos (10,8%). Para a obesidade, os valores apresentaram-se mais relevantes entre as crianças (5,7%). Em suma, pode-se concluir que a prevalência de sobrepeso foi maior entre os meninos do que nas meninas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-03
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ESCOLARES DO INTERIOR DE PERNAMBUCO, BRASIL. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/142