GRAU DE PERCEPÇÃO DOS VARREDORES DE RUAS SOBRE O USO DO PROTETOR SOLAR E A PRVENÇÃO DO CANCER DE PELE, NO MUNICIPIO DE OSASCO, SP, 2007-2008
Resumo
O câncer de pele é uma patologia que, apesar de ser a mais comum no Brasil, quando detectado precocemente, apresenta grande percentagem de cura. Esse estudo foi realizado no município de Osasco, e tem como objetivo, avaliar o grau de conhecimento dos varredores de rua, sobre a ocorrência do câncer de pele e o uso do protetor solar, bem como conhecer o nível de orientação que recebem da empresa em relação ao câncer de pele. Para a realização do estudo, contou-se com uma amostra de conveniência de vinte e nove varredores de ruas (n=29) que, após serem informados dos objetivos e da importância da pesquisa deram o seu consentimento através do preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, baseado na Resolução Nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (MS) e de um questionário que visava avaliar grau de percepção dos sujeitos da pesquisa com a ocorrência de câncer de pele e o uso do protetor solar. Observou-se que 55% dos entrevistados eram do sexo masculino; 52% são pardos/negros; 55% detêm algum conhecimento sobre câncer de pele; 59% relatam fazer uso do protetor solar, pois a empresa desenvolve um programa de promoção à saúde; 82% utilizam outras formas de proteção, além do protetor solar (boné/ chapéu).
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).