SÍNDROME DE FOURNIER: CURATIVO USUAL X CURATIVO COM MEL ASSOCIADOS AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO, SÃO PAULO, SP, 2005- 2007
Palavras-chave:
Síndrome de Fournier, Gangrena de Fournier, curativos tópicos com melResumo
Síndrome de Fournier é uma patologia rara que se inicia com um processo infeccioso e necrosante dos tecidos subcutâneos, podendo ter diversas origens, urogenital, anorretal e cutânea, sendo as causas decorrentes de patologias envolvidas com essas áreas. A infecção é polimicrobiana, causada pelo sinergismo entre as bactérias. Os sinais e sintomas são: dor, edema, eritema, crepitação dos tecidos e necrose das fáscias, onde em alguns casos aparece posteriormente quadro de febre e saída de secreção purulenta com odor fétido do abscesso já formado no processo inicial. O tratamento baseia-se na estabilização clínica do paciente, no desbridamento cirúrgico com drenagem da área comprometida e administração de antibióticos de largo espectro, sendo uma cefalosporina de 3º geração ou penicilina, um aminoglicosídeo ou metronidazol para anaeróbios. O curativo do local é essencial após o desbridamento para remoção de secreção purulenta, de tecido de fibrina e auxilia no processo de cicatrização. Muitos autores indicam o curativo com mel no local, sendo um adjuvante ao tratamento, que tem demonstrado ser eficaz auxiliando no controle do edema e do processo inflamatório, morte das bactérias patogênicas, desbridamento de pontos necróticos e melhor cicatrização da ferida, porém o mesmo não se dá no Brasil. O objetivo do trabalho foi levantar e acompanhar casos de pacientes acometidos pela Síndrome de Fournier e verificar a atividade terapêutica do mel como adjuvante aos curativos associados ao tratamento medicamentoso. Dentre os oito casos estudados, os dados obtidos sugerem que a utilização de curativos com o mel em pacientes acometidos pela Síndrome de Fournier, diminui a utilização de antibióticos em termos de tipo de ativo e classe; sugerem ainda que o tempo de internação e custo do tratamento dos pacientes pode ser reduzido se a patologia for rapidamente diagnosticada e se for utilizado mel como adjuvante aos curativos.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).