O INCREMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZADO DA DICIPLINA ELETRÔNICA DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DA ANDRAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO (IES)
Palavras-chave:
Eletrônica, Andragogia, Ensino AprendizadoResumo
Este artigo tem como propósito investigar e propor uma revisão na metodologia de ensino e aprendizado para a disciplina de Eletrônica nas Faculdades Integradas Torricelli. A pesquisa é do tipo exploratória e com base em entrevistas e discussões com docentes e discentes é confrontado a realidade pedagógica atual e os pressupostos andragógicos. O aluno aqui é considerado como um indivíduo adulto, assim ele é coerente com as condições apontadas pela andragogia como sendo necessárias para o sucesso do aprendizado dos adultos. A disciplina de Eletrônica é dividida igualmente em aula teórica e aula com prática em laboratorio. E uma visão conservadora sugere que a metodologia para uso do laboratório de eletronica restringe-se à comprovação da teoria, exposta antecipadamente em sala de aula. Ao contrário, este artigo usa como base o quadro de competencias e habilidades e propoe que alguns tópicos do conteúdo programático devam ser apresentados inicialmente no laboratório. Assim a realidade dos alunos em consequencia da observação e da coleta dos dados no laboratório serão a base para o estudo na aula de teória. Através desta sinergia entre a aula teórica e de laboratório é esperado um melhor rendimento entre o ensino e a aprendizagem para o mesmo período de tratamento do conteudo do programa.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).