ARANDU PORÃ: EDUCAÇÃO E SABEDORIA DA MATA ATLÂNTICA E DAS ÁGUAS ENTRE OS GUARANI, ALDEIA KRUKUTU – PRIMEIRO ANO
Palavras-chave:
Arandú-Porã, Mata Atlântica, Aldeia KrukutuResumo
O Projeto Arandú-Porã, foi idealizado para atuar junto a uma comunidade indígena Guarani Mbyá, localizadas no município de São Paulo, na área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, às margens da represa Billings. Este projeto foi contemplado na II Seleção Pública do Programa Petrobras Ambiental no ano de 2006. Este projeto tem como objetivos gerais, promover a preservação e recuperação de nascentes da área ocupada pelas aldeias como forma de melhorar sua sustentabilidade. Propõe-se ainda, desenvolver um núcleo de educação ambiental modelo em preservação de nascentes na Mata Atlântica, visando a conscientização dos "não índios" do entorno, incentivando outras comunidades indígenas a preservarem seus recursos hídricos. O Projeto Arandú-Porã neste primeiro ano buscou sensibilizar e capacitar os professores das escolas locais, agentes comunitários e lideranças indígenas e não indígenas, para desenvolverem instrumentos, metodologias e projetos de educação ambiental de forma articulada e interdisciplinar, voltadas para uma maior participação comunitária na reflexão e ação sobre a gestão ambiental local. Outra atuação do referido projeto foi a de sensibilizar e capacitar as lideranças comunitárias e suas comunidades para preservar a APA Capivari-Monos e a região de Proteção dos Mananciais, através do desenvolvimento de ações educativas, de inclusão social e de geração de alternativas de emprego e renda, nas suas comunidades, visando a sustentabilidade local. E por fim, estimular a participação da população na solução de problemas sócio-ambientais, sensibilizando-a quanto a valorização, criação, ampliação e uso adequado de áreas públicas e/ou privadas destinadas à preservação e conservação ambiental da biodiversidade, estimulando-a à reflexão e combate ao desperdício de recursos naturais e às práticas danosas ao meio ambiente.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).